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sábado, 12 de dezembro de 2009

PERGUNTAS CONFIDENCIAIS, RESPOSTAS PRÁTICAS




Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

[O que segue é uma transcrição de uma fita cassete de resumos
extraídos de três darsanas em Julho de 1992, em Mathura, Índia.]

Um dia:
[Pergunta:] Quero fazer uma pergunta com relação a eu escrever um
livro de minhas memórias de Prabhupada. Eu não quero fazer alguma
coisa que seja desfavorável para minha tentativa de fazer bhajana.
Eu gostaria de saber se isto deveria auxiliar em meu avanço em
direção a raganuga-bhajana. Se isto irá auxiliar, como deveria fazer
isto de tal maneira que auxilie meu bhajana ao máximo?

[Srila Narayana Maharaja:] Por ouvir, assim se esmerando, e por
cantar o santo nome. Quando você canta na manhã, meio-dia ou a
noite, deveria lembrar-se das orações e apropriado entendimento do
que você tem ouvido de mim, em seu cantar.

[Pergunta:] Entendo, mas eu também quero saber se devo continuar o
livro do passatempo de Prabhupada que eu comecei a escrever a
alguns anos atrás. Se eu continuar isto, como posso fazer isto de
tal maneira que seja favorável para avançar em direção a raganuga-
bhajana?

[Srila Narayana Maharaja:] Se há avidez, um pouco de avidez por
raganuga-bhakti, você deveria ouvir e ler os livros de Srila Rupa
Gosvami e Srila Visvanatha Cakravarti Thakura. Você deveria ler o
Bhakti-rasamrta-sindhu, Madhurya Kadambini, Jaiva-dharma de Srila
Bhaktivinoda Thakura e todos os outros livros. Eles irão desenvolver
sua avidez. Estes livros irão auxiliar você em seu ouvir e lembrar-
se de Krsna.

[Pergunta:] Eu não entendo a relação. Quando eu escrevo o livro
sobre minhas experiências com Srila Prabhupada, como posso fazer
isto de tal maneira que irei auxiliar meu intento em raganuga-
bhajana e não ser uma distração? Não quero fazer isto se for
dispersar a tentativa de bhajana.

[Srila Narayana Maharaja:] Isto é muito difícil de dizer. Terei que
pensar sobre isto. Primeiro você deveria fazer vaidhi-bhakti e
escrever para outros.Todavia, você pode dizer alguma coisa sobre
raganuga-bhakti – muito pouco. Se isto é pura raganuga, isto irá
desenvolver em seu coração. Deveriam existir duas coisas, somente
escreva para aqueles em vaidhi-bhakti, mas quando você falar e
sentar-se junto com mais pessoas qualificadas você pode dizer alguma
coisa mais.Tente desenvolver-se assim.

[Pergunta:] Então deveria esperar para escrever isto até estar mais
desenvolvido?

[Srila Narayana Maharaja:] Não, você deveria fazer isto. Ambos podem
caminhar juntos. Gradualmente, vaidhi-bhakti irá tornar-se menor e
raganuga irá se desenvolver. Quando isto se desenvolve em você, irá
automaticamente aparecer em seus escritos, também. O que você está
pensando virá de sua caneta. Tente elaboradamente escrever o que
Srila Prabhupada tem dado.

[Pergunta:] No Sri Caitanya-caritamrta é dito que Sri Guru é a
personificação de todos os deuses. O que significa isto?

[Srila Narayana Maharaja:] Ele é sarva devamaya. Senhor Brahma,
Senhor Visnu, Mahesh, Indra e todos os outros semideuses nutrem as
jivas. Brahma dá nascimento; o Guru também dá nascimento. O Senhor
Siva destrói; o Guru também destrói. O Guru lava para fora todos os
obstáculos para bhakti. Ele destrói seus desejos mundanos, kama
(luxúria), krodha (ira), lobha (cobiça), matsarya (inveja), aparadha
(ofensas), e todos os outros impedimentos. Suas palavras são como
uma faca, e isto está escrito no Srimad-Bhagavatam. Visnu nutre; o
Guru dá abundante néctar na forma de instruções e deste modo nutre
todos os devotos. Há centenas e milhares de variedades de jivas e
devotos. O Guru dá muitos presentes para estas várias jivas. Ele dá
vaidhi-bhakti, raganuga-bhakti e ragatmika-bhakti. Indra dá água; o
Guru também dá água – misericordiosa água para todas as jivas. O
Guru é deste modo sarva devamaya – a personificação de todos os
deuses.

[Pergunta:] Você mencionou outro dia que quando Srimati Radhika está
irada com Visakha ou Lalita, Sua raiva é prema-rasa, uma variedade
de saborosa doçura do transcendental serviço por Krsna. É o mesmo
que ocorre quando Padma e Candravali estão com ciúmes de Radhika, ou
quando Radhika está com ciúmes de Candravali? Isto também é prema?
[Srila Narayana Maharaja:] Há alguma diferença. Uma vez, Sri Narada
Muni orou para o Senhor Krsna, "Prabhu, quero vê-lO sentado com
Lalita em um balanço."Krsna começou a rir, desejando saber que
truque Narada iria fazer. Ainda ele replicou, "Sim para satisfazer
seu desejo irei sentar com Lalita sobre este balanço." Narada então,
foi para Srimati Radhika e disse para Ela, "Krsna não lhe quer mais.
Ele ama Lalita mais do que você, não há necessidade de algum outro
amado. Krsna está sentado ao lado de Lalita sobre o balanço."
Srimati Radhika veio para o lugar indicado por Sri Narada Muni, e de
muito distante num kunja, Ela viu que Krsna estava desfrutando no
balanço com Lalita. Ela tornou-se irada. Ela sabia que Lalita era
sua melhor amiga, e todavia um transcendental humor de ciúmes surgiu
no coração dela. Este dia ela não falou uma palavra para Lalita ou
Krsna. Lalita disse a Radhika que foi Narada que pediu a Krsna para
sentar-se no balanço com ela, e então todas as coisas estavam
certas. Isto aconteceu para originar o enriquecimento dos
passatempos.

[Pergunta:] Qual é a diferença dos sentimentos de Srimati Radhika
por suas rivais Padma e Candravali? E quais são os sentimentos delas
por Radharani?

[Srila Narayana Maharaja:] Lalita quer Krsna somente para encontrar
com Srimati Radhika. Padma o deseja somente para encontrar com
Candravali- e ambas partes fazem grande esforços para alcançarem
seus resultados desejados. Se Krsna está sentado com Srimati
Radhika, Padma virá e tentará levá-lo para longe; e fazer os
arranjos para Ele encontrar-se com Candravali. Se Candravali está
com Krsna, Sri Rupa-manjari irá buscá-lo e dizer, "Sankhacuda veio
para Vrndavana! Ele está por aqui para matar Suas vacas – e ele está
tentando levar todas as gopis embora. Deve partir agora. Talvez ele
já tenha pegado Radhika e todas as outras gopis e esteja voando com
elas. Se você as quer salve-as, Você deveria vir agora. Caso
contrário, você pode permanecer com Candravali."
Krsna então disse a Candravali: "Ó minha pessoa querida, voltarei
após matar Sankhacuda." E Ele correu para encontrar Radhika.

[Pergunta:] Então isto é prema – mas um tipo diferente de prema?

[Srila Narayana Maharaja:] Você não pode entender este assunto em
questão, agora. Ele é tão elevado – tão elevado. Se Sriman
Mahaprabhu estivesse aqui e ouvisse isto, Ele iria desmaiar.

[Pergunta:] É declarado em um comentário do Vilapa-kusmanjali, e
penso que você também disse, que Radharani vê Rati-manjari e Rupa-
manjari, como suas. Como ela as vê como suas? Se nós também nos
tornamos perfeitos, se nos tornamos palya-dasis, irá ela considerar-
nos desta maneira?

[Srila Narayana Maharaja:] Você deveria fazer sadhana. Não somente
ouvir terá o efeito de fazer. Você deveria fazer bhajana e ler o que
tem sido dado no Jaiva-dharma, Sri Bhakti-rasamrta-sindhu e nos
livros de Srila Rupa Gosvami e Srila Visvanatha Cakravarti Thakura.
Você irá ter que preparar seu coração para isto. Você deveria
primeiro seguir o que Srila Raghunatha dasa Gosvami escreveu no Sri
Manah-siksa. Ouvindo os passatempos de Sri Krsna e Sri Radha, iremos
ter que seguir isto:

gaurau gosthe gosalaysu sujante bhsura-gane
sva-mantre sri-namni vraja-nava-yuva-dvandva sarane
sada dambham hitva kuru ratim apurvam atitara
maye svantar bhratas catubhir abhiyace dhrta-padah

"Ó minha querida irmã, minha mente tola! Agarrando aos seus pés, oro
humildemente com palavras doces. Por favor, abandone todo o orgulho
e desenvolva rati sublime e incessante por Sri Gurudeva, Sri
Vrajadhama, pelos residentes de Vraja, pelo seu diksa-mantra, pelos
sagrados Santos Nomes do Senhor e pelo abrigo em Kisora Kisori, Sri
Sri Radha Krsna, o eternamente jovial casal divino de Vraja."

Você é feminino ou masculino?

[Pergunta:] Palya-dasi feminino. Penso que não sou o corpo.

[Srila Narayana Maharaja:] Você está pensando ser feminino, mas
alguém mais está pensando ser masculino. Nós não podemos imaginar
que somos gopis. Se você fizer isto e viver sua masculinidade, e se
um devoto viver com uma mulher, sua consciência irá tornar-se
transtornada. O sastra tem advertido-nos contra isto. Nossa
concepção não é como a de Srila Raghunatha dasa Gosvami ou Srila
Visvanatha Cakravarti Thakura. Uma vez, Visvanatha Cakravarti
Thakura tomou a forma de uma gopi. Como? Ele sempre pensou, "Sou uma
gopi." Nós algumas vezes pensamos assim. Mas estamos num estágio
muito inferior. Deveríamos seguir as práticas para nosso estágio, e
ouvir sobre devoção pura – cada coisa em seu momento. Esta é a
prática de raganuga-bhakti. No Sri Bhakti-rasamrta-sindhu tem sido
dito que iremos ter que seguir todas as práticas de vaidhi-bhakti,
mas deveríamos seguir todas as práticas de vaidhi-bhakti; mas
deveríamos pensar sobre raganuga-bhakti.
Deveríamos praticar vaidhi-bhakti, assim nosso purusa abhimana,
nosso humor como o desfrutador deste mundo, irá partir. Neste
momento estaremos naturalmente qualificados para raganuga-bhakti.

Um outro dia:
[Pergunta:] Nosso Srila Prabhupada explica no Livro de Krsna que
Krsna assumiu uma forma gigantesca para comer todas as oferendas
dadas na cerimônia em adoração de Giriraja Govardhana. Krsna pegou
uma forma gigantesca como a Colina de Govardhana para comer todas as
oferendas – toda a bhoga que os Vrajavasis ofereceram a Ele. Srila
Prabhupada diz que a Colina de Govardhana não é diferente de Krsna.
Govardhana é o próprio Krsna. Mas um outro dia eu estava lendo no
Sri Vraja Riti Cintamani, que a Colina de Govardhana é o melhor
servo do Senhor Hari. Eu gostaria de saber se você poderia explicar
isto.

[Srila Narayana Maharaja:] Você conhece o Senhor Krsna? Ele é o
supernatural manancial de todos os universos. Ele é o supremo Deus.
É o supremo Deus servido ou servente?

[Pergunta:] Ele é servido.

[Srila Narayana Maharaja:] Ele não é o servo, mas vemos que em Vraja
Ele serve. Ele serve Seu pai e mãe, Ele serve Srimati Radhika, e Ele
serve Suas vacas e bezerros. Ele unicamente serve. As vacas servem
Krsna ou Krsna serve as vacas?

[Pergunta:] Bem, é ambos ou não é?

[Srila Narayana Maharaja:] Vemos que Krsna está servindo as vacas.
Krsna está servindo as vacas e as gopis, Ele quer servi-los, e Ele
ora para eles: "Por causa do que vocês fizeram por Mim, estarei
endividado com vocês muitos e muitos nascimentos." Então, é Krsna
servido ou o servo? Afinal, o que Ele é? Ele é ambos. Da mesma
forma, Giriraja é ambos. Ele está sempre servindo os vaqueirinhos e
as gopis; e as gopis e todos os Vrajavasis o servem. Você entende ou
não?

[Pergunta:] Sim, Maharaja.

[Srila Narayana Maharaja:] O que você entende?

[Pergunta:] Entendo que Krsna é ambos, é servido e é o servo em
Vraja, e que a Colina de Govardhana é também ambos, Krsna como o
senhor Supremo...

[Srila Narayana Maharaja:] Quando Ele se torna Krsna, todos O
servem, e quando Ele toma a forma de Govardhana, Govardhana serve
Krsna e Seus associados – especialmente as gopis, gopas e vacas. Nós
teremos que julgar e ver se Govardhana é o servo ou o servido. Isto
depende de como nós estamos engajados.

[Pergunta:] É melhor para nossa consciência de Krsna pensar na
Colina de Govardhana como Deus ou como Seu servo? O que é melhor?

[Srila Narayana Maharaja:] Nós teremos que discernir. Teremos que
considerar cuidadosamente. Iremos discernir de acordo com nossa
relação específica com Radha e Krsna – em que maneira nós estaremos
engajados. Se Govardhana é o próprio Deus, então o ganho é mínimo.
Se Ele é o servo, e nós também serventes, assim podemos lograr
muito. Como um servo ele supre kunjas, frutas, rios, lagos e,
especialmente belos kunjas de árvores kadambas e árvores tamal. Ele
supre todos os ingredientes requiridos na rasa e encontro com as
gopis. Govardhana dá madhu, mel, e há muitos outros tipos de madhu.
Krsna e as gopis saboreiam um outro tipo de madhu, lá. Um tipo é
material o outro é bhava. "Bhava madhu" é melhor. Krsna saboreia
esta bhava lá, e Govardhana auxilia-os a saborear isto. Se Ele é um
servo Ele é mais próximo de nós, e se Ele é o servido ele é muito
distante de nós. Queremos Govardhana próxima de nós, e para auxiliar-
nos a entrar no reino de bhakti.

[Pergunta:] Geralmente, as cavernas que vemos não são muito
confortáveis para brincadeiras. Mas, ouvimos que Krsna e as gopis
desfrutam nas cavernas de Govardhana. O que há de tão maravilhoso
nestas cavernas?

[Srila Narayana Maharaja:] Quando o Senhor Krsna quer encontrar-se
com as gopis, as cavernas facilitam este encontro. Srimati Radhika,
Lalita, e Visakha se escondem nestas cavernas, e Krsna procura por
elas. As cavernas não são como as que vemos neste mundo.
[Pergunta:] Elas não são feitas de pedras duras?

[Srila Narayana Maharaja:] Não, não. Estas cavernas são belas e
fragrantes, e elas são bem decoradas por Vrnda devi.Todos os
arranjos estão lá. É extremamente útil para Krsna e para as gopis se
encontrarem, lá.

[Pergunta:] Tenho uma pergunta relacionada a etiqueta. Srila
Prabhupada disse algumas vezes que, tão breve quanto alguém veja o
mundo espiritual, deve-se lhe prestar reverências. Por outro lado,
no Néctar da Devoção é declarado que em frente das Deidades não se
deve prestar reverências para ninguém. Como reconciliar os dois
entendimentos?

[Srila Narayana Maharaja:] Oferecemos reverências para nosso
Gurudeva em frente das Deidades, mas não é necessário fazer isto o
tempo todo. Quando vemos Gurudeva pela primeira vez no dia, fazemos
pranama, lá. Então, se ele vai ao templo, não é necessário fazer
pranama de novo diante das Deidades. Você entende? Se o Gurudeva de
Prabhupada está presente, e seu Gurudeva também está presente, que
deveria fazer?

[Pergunta:] Eu não sei.

[Srila Narayana Maharaja:] Você leu o Jaiva Dharma? Isto é
respondido no Jaiva Dharma. Aqui neste mundo há regras de etiqueta.
Em Vraja, contudo, quando duas sakhis se encontram, elas não irão
oferecer reverências. Elas irão somente oferecer reverências pelo
sorriso, e a outra sakhi também irá sorrir. "O que aconteceu na
noite passada?" E seus olhos irão encontrar todas as respostas. Esta
é sua etiqueta, sua reverência. Isto é verdadeiro com Srila Rupa
Gosvami e Srila Raghunatha dasa Gosvami em suas formas espirituais
perfeitas como manjaris. Não há a questão de se considerar servo,
lá. E, isto é discutido no Brhad-bhagavatamrta como lokika sada-
bandhuvat. Do mesmo modo como há amigos queridos neste mundo, Krsna
e todos os seus associados são tratados desta maneira. Neste reino,
arcana ofereceria um pouco de obstáculo, porque ele não tem que
oferecer reverências e proferir mantras formais como, `om
acamaniyam", "kling krsnaya svaha", "kling gauraya svaha", "gauraya
namah", "krsnaya namah" e "gurudevaya namah". No estágio avançado
não é necessário considerar isto: "Ele é elevado, e eu sou baixo".
Lokika-sad-bandhu-vat, amizade íntima como no mundo ordinário, não
está incluída em arcana.
Deveríamos realizar arcana primeiro. Após isto, quando entramos
profundamente em bhakti, iremos entrar neste reino e nesta visão.
Arcana oferece um pouco de obstáculo em raganuga-bhakti.

[Srila Narayana Maharaja:] Você deveria cantar e ouvir avidamente, e
epecialmente ouvir o Srimad-Bhagavatam, em que os passatempos de
Krsna são descritos. Tente entender as escrituras Bhakti-rasamrta-
sindhu, Bhakti-rasamrta-sindhu-bindu, Ujjvala-nilamani, Brhad-
bhagavatamrta, Madhurya Kadambini e Jaiva-dharma. Por tal
entendimento você terá certamente uma avidez de entrar no reino
devocional. Você deveria fixar o objeto do seu bhajana, gradualmente
tome conselho de um guru genuíno e dos Seis Gosvamis na forma de
seus livros, e tente desenvolver sua consciência de Krsna.

[Pergunta:] Com relação aos babajis no Radha-kunda que conta aos
neófitos que tem tal e tal nome de gopis. Como eles podem fazer
isto? Sabemos que eles não sabem a verdadeira identidade daquelas
pessoas que vão até eles.

[Srila Narayana Maharaja:] Pergunte a eles. Como posso explicar o
que eles estão pensando?
[Pergunta:] Então, eles estão intencionalmente enganando as pessoas?


[Srila Narayana Maharaja:] Não posso dizer. Vocês deveriam perguntar
a eles como eles estão dizendo todas estas coisas.

[Pergunta:] Em um dos livros de Srila Visvanatha Cakravarti, ele diz
que Radha e Krsna são um em dois corpos, e por isto que eles podem
entender a mente um do outro tão bem. Como você explica isto?

[Srila Narayana Maharaja:] É realmente assim. Uma alma. Sri Krsna
pensou: "Quero desfrutar dos passatempos amorosos (vilasa)." Você
entende? Vilasa significa passatempos de prazer." Krsna é ananda-
maya, a personificação de todo prazer em si. Ele tornou-se dois. Seu
desejo tornou-se Srimati Radhika, que é ananda-maya-sakti. Sua
potência de prazer. O desejo de Krsna veio na forma de Radhika, e
Ele realizou passatempos de puro prazer com Ele mesmo. Radhika não é
outro senão Krsna. Eles são uma alma em dois corpos. É dito que eles
são, mas realmente isto não é assim. Isto somente se aplica a
Radhika e ao Senhor Krsna. Pode ser dito que Sri Caitanya Mahaprabhu
e Sri Krsna são uma alma em dois corpos, e que Krsna e Baladeva são
assim. Gaura-Nityananda Prabhu são também uma alma em dois corpos.

Um outro dia:
[Pergunta:] Um devoto estava perguntando como é que o lago Mana-
sarovara são as lágrimas de Srimati Radharani.

[Srila Narayana Maharaja:] Não há questão de como. É pelo poder do
Senhor Krsna – pela svarupa-sakti de Krsna. Por Yogamaya, ele se
tornou assim. O oceano de leite é uma gota de leite do seio de mãe
Yasoda. Como é isto? Mãe Yasoda viu todos os mundos na boca de
Krsna. Todas as coisas em todos os universos materiais estavam lá.
Como é isto? Incontáveis mundos estão presentes na poeira de
Vrndavana. Como? O "como" a palavra é inapropriada nesta conexão.

[Pergunta:] Srimati Radharani chorou quando estava zangada com
Krsna, e Suas lágrimas tornaram-se o lago?

[Srila Narayana Maharaja:] Ela estava esperando por Krsna, e Ele
foi. Ele estava com uma outra gopi. Ela viu isto e entrou em mana,
transcendental ciúme irascível amoroso. Ela estava muito zangada e
começou a chorar, e um lago manifestou-se de Suas lágrimas.

[Pergunta:] Ontem você mencionou que a reverência é um obstáculo no
caminho da intimidade. Você estava contando sobre as gopis – que não
há mais elevada ou menos elevada, e não há etiqueta em relação ao
guru.

[Srila Narayana Maharaja:] Há um tipo diferente de etiqueta ai - a
etiqueta do amor. Priya-narma sakhis são superiores aos outros tipos
de sakhis, mas elas todas sentem igualmente. Elas todos tem assim
muita afeição uma pela outra. Mesmo o senhor Krsna não irá hesitar
em servir as gopis. Se Lalita e Visakha vêem alguma sakhi nova, elas
a tomarão como muito próxima e querida. Lá, em Goloka Vrndavana, não
há nada, mas um oceano de amor e afeição. Você não pode imaginar
alguma coisa como isto.
[Pergunta:] Estou sentindo que meu relacionamento com nosso Srila
Prabhupada tem um obstáculo, porque me sinto muito distante dele.
Nama om visnu padaya krsna prestaya bhutale. Tenho muita reverência
e temor e a idéia que: "Ele é tão elevado, eu sou tão baixo" que
isto atua como uma parede.

[Srila Narayana Maharaja:] Mesmo antes?

[Pergunta:] Antes eu não notava isto, mas agora observo. Não sinto
amor quando profiro estas orações. Não sei o que fazer. Sinto que
não sou ofensivo, mas não sei o que fazer. Que deveria fazer com
relação ao meu relacionamento com ele?

[SrilaNarayana Maharaja:] Você pode pensar que ele é seu prana-priya
sakhi – somente esta relação. Ele deu o néctar, agora então, você é
capaz de pensar um pouco sobre o mundo espiritual e de como alcançá-
lo, e como alcançar o serviço a Sri Sri Radha e Krsna. Se ele não o
ensinou, e não o iniciou, você deveria pensar sobre o assunto em
questão. Há um oceano de amor ai, e a concepção de Prabhupada como
somente um pregador mundial é uma obstrução. Isto é somente uma
identidade externa. Por exemplo: "Você é assim e assim, seu lugar de
nascimento é a América, e você é muito inteligente." Esta é toda sua
identidade externa. Sua vida interna é muito bela, mas ninguém
conhece sua identidade interna. Deveríamos tentar entender a
identificação interna de Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Narottama
dasa Thakura, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura. Este entendimento
irá dar a idéia interna do serviço devocional.

[Pergunta:] Maharaja, quando nós cantamos nossa japa pela manhã e
estamos meditando na sucessão discipular dos acaryas, é nisto que
nós deveríamos meditar? Por exemplo, deveríamos meditar em Srila
Gaura Kisora dasa babaji Maharaja?

[Srila Narayana Maharaja:] Pense sempre em sua meta e objetivo.
Podemos cantar para Gurudeva:

nama-srestham manum api saci-putram atra svarupam
rupam tasyagrajam uru-purim mathurim gosthavatim
radha-kundam giri-varam aho! Radhika-madhavasam
prapto yasya prathita-krpaya sri gurum tam nato `smi
(Sri Mukta-carita, Raghunatha dasa Gosvami)

Significa que: "Eu me prostro para meu Gurudeva, que tem me dado a
esperança de que eu irei ter o serviço dos pés de lótus de guru-
sakhi, de Vrndavana, Sri Sri Radha-Krsna, Sri Rupa Manjari, Giriraj
Govardhana, Yamuna, Lalita Visakha, Vrnda devi e todos os associados
de Radha e Krsna. Agora tenho alguma esperança, e que foi criada
por você, Gurudeva; assim eu me prostro a você." Você deveria dizer
esta oração.



Conselheiros editoriais: Pujyapad Madhava Maharaja e Sripad
Brajanatha dasa
Transcrição: Sulata dasi
Edição: Syamarani dasi
Digitação: Anita dasi
Tradução: Govinda dasi

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Jaya Srila Gurudeva !






Om ajnana timirandhasya jnananjana salakaya Caksur-unmilitam yena tasmai sri-guruve namah

nama om visnu-padaya radhikayah priyatmane sri-srimad-bhaktivedanta narayana iti namine


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nama om vishnu-padaya krishna-preshthaya bhu-tale shrimate bhaktivedanta- svamin iti namine namas te

sarasvate deve gaura-vani-pracharine nirvishesha-shunyavadi- pashcatya-desha-tarine


Vancha-kalpatarubhyas ca krpa-sindhubhya
eva ca patitanam pavanebhyo vaisnavebhyo namo namah...

Tradução: "Ofereço minhas respeitosas reverências a todos os devotos Vaisnavas do Senhor, que estão cheios de compaixão pelas almas caidas e que são exatamente como árvores dos desejos, podendo satisfazer os desejos de todos" Todas as glórias aos devotos e devotas reunidos!!!

Maha Mantra

Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare



jaya sri krishna caitanya, prabhu nityananda, sri advaita, gadadhara, srivasadi gaura bhakta vrinda


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